Copa do Mundo 2018

PUBLICIDADE E CRIATIVIDADE - CRIATIVIDADE E FUTEBOL – FUTEBOL E BRASIL – BRASIL E PAIXÃO

PUBLICIDADE E CRIATIVIDADE

A campanha “Sai Zica”, da Ogilvy, para o Magazine Luisa, cujo mote "você vai ter coragem de ver o com a mesma TV do 7x1?" remete ao fatídico jogo da copa de 2014, é um exemplo memorável da capacidade criativa dos profissionais da publicidade.

A promoção é em comemoração à Copa do Mundo e consiste em aceitar as TVs antigas como entrada, na compra de uma nova fazendo uma brincadeira com a ideia de que as TVs usadas na última Copa do Mundo estão “zicadas”, após a derrota da seleção brasileira pela alemã.

Os criadores da campanha foram capazes de associar uma circunstância desfavorável (que todos os brasileiros, sem exceção, querem esquecer), em algo favorável, proveitoso e benéfico. É a publicidade em sua essência de criação ou de transformação a se considerar a máxima que “nada se cria, tudo se transforma”.

CRIATIVIDADE E FUTEBOL

Tudo se transforma em futebol no Brasil, de quatro em quatro anos, e a campanha “Sai zica” se encaixa no cenário de um País que precisa ser criativo para transformar crise em oportunidade. A “zica” precisa sair em todos os contextos... Reflexo das circunstâncias, o desinteresse dos brasileiros pela copa chegou a 53% às vésperas da abertura, segundo pesquisa Datafolha*. Nem mesmo o favoritismo da seleção brasileira tem conseguido motivar a torcida mas... o “meio-expediente” nos dias dos jogos já está sendo divulgado e os encontros entre amigos e família para assistir o jogo de nossa estreia já estão sendo combinados.

FUTEBOL E BRASIL

Esquecendo dos “7 a 1”, na semana da abertura da copa 2018, lembramos que somos o único país do mundo penta campeão. Lembramos que somos BRASIL.

As ruas estão sendo enfeitadas, já estamos decorando os nomes de nossos jogadores, o coração está começando a bater mais forte.

BRASIL E PAIXÃO

Nessa altura, somos “100 milhões em ação” (50% dos brasileiros) e “todos juntos vamos prá frente, BRASIL,” porque o futebol é só um reflexo de nossa paixão pela nossa terra, nosso povo.

Paixão que fez com que o um agricultor da região de Paranapanema, SP, reproduzisse em sua lavoura, em 2013, a bandeira do Brasil**. Thiago Derks formou o desenho utilizando o plantio de cevada, canola, triticale e tremoço-branco, na fazenda da família, em Campos de Holambra, Distrito de Paranapanema, em São Paulo. Com 530 mil metros quadrados – 860 m de comprimento por 640 de largura, o equivalente a 50 campos de futebol, essa pode ter sido a maior bandeira nacional do mundo.  

O engenheiro agrônomo responsável, Érik Krabbnborg, estudou para que cada semente crescesse no mês de junho, destacando as cores da bandeira nacional durante a Copa das Confederações, que ocorreu no ano de 2013.

O sonho de homenagear o país, que se preparava para sediar a copa em 2014, foi de Jacobus Derks, holandês naturalizado brasileiro, um grande admirador do nosso futebol e da nação que o acolheu. “Meu pai escolheu ser brasileiro por amor” diz o filho de Jacobus, Thiago Derks, endossando a paixão do pai pelo Brasil, que homenageia também o agricultor brasileiro com a realização deste sonho.

A bandeira recorde, “plantada” literalmente em São Paulo é, sem dúvida, um exemplo da paixão pela nossa terra. O futebol é só para lembrar que assim como esperamos pela vitória da seleção, esperaremos pelos frutos que virão do plantio de esperança por um país igualitário e sem crises.  No dia 15 de julho de 2018 seremos “200 milhões em ação”.  As “zicas” vão sair e o dia de comemorar o hexa, quando não há diferenças, ainda será para sempre...    

 

Ouça o hino “Prá frente Brasil”  e assista os melhores momentos do Brasil na Copa de 70.

 

Hino da copa de 70 – tricampeão

 

Noventa milhões em ação
Pra frente, Brasil
Do meu coração

Todos juntos vamos
Pra frente, Brasil
Salve a Seleção!

De repente é aquela corrente pra frente
Parece que todo o Brasil deu a mão
Todos ligados na mesma emoção
Tudo é um só coração!

Todos juntos vamos
Pra frente Brasil, Brasil
Salve a Seleção!

 

* https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2018/06/desinteresse-com-a-copa-bate-recorde-e-atinge-53-no-pais-mostra-datafolha.shtml.  

 

** http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2013/05/produtor-reproduz-bandeira-do-brasil-com-plantas-em-paranapanema-sp.html

 

http://www.pirai.com.br/biblioteca_artigos/30.pdf