Hoje é Carnaval!

okok

 

 

Desde o início do ano, após o revéillon, quando o foco muda imediatamente para o carnaval, começaram as notícias sobre várias cidades do interior que teriam seus carnavais cancelados devido a dificuldades financeiras das respectivas Prefeituras.

Hoje, sexta-feira, véspera de carnaval, um jornal online exibe um destaque com o título "Cenário Desfavorável" e aponta três fatores restritivos ao carnaval de São Paulo: "Com dólar a R$4, diminuição de incentivos financeiros e crise econômica, desfiles em São Paulo terão menos luxo e ostentação".

Temos, portanto, que nos esforçar para "entrar no clima" deste tempo de divertimento e descontração que a cada ano toma conta do Brasil. Será possível se divertir e descontrair, mesmo com toda a preocupação que envolve o país desde 2014?

A marchinha clássica que ainda embala tantos foliões, revisitada por jovens cantores, ilustra bem o que se espera: "quanto riso, oh, quanta alegria..." Mas o saudoso pierrot mesmo deslumbrado com tanta alegria, vê, também, o arlequim chorando pela colombina...

Assim é a nossa realidade: alegria e choro, crescimento e crise, despedidas e reencontros. A mesma reportagem cujo título é adverso tem um conteúdo animador: "Para responder ao cenário desfavorável, os carnavalescos afirmam que as exibições serão mais “criativas e originais” que em anos anteriores. 

Um professor do curso de Pós-Graduação/Marketing Estratégico disse ao final de sua disciplina que o segredo para sobreviver à crise se resume em uma palavra: CRIATIVIDADE. Está  condizente com os artistas, profissionais do carnaval.

Assim, a ideia é entrar no clima apesar de tudo. No clima da brincadeira, do descanso, do trabalho. Para todos os gostos a palavra de ordem é entrar no clima do otimismo. Mesmo que a fantasia seja uma "máscara negra", podemos encontrar através dela inspiração para enfrentarmos a realidade.  Ou, a máscara negra pode ser um identificador para o pierrot apaixonado que não desistiu, acreditou e esperou um ano inteiro para, quem sabe, se transformar em um príncipe encantado...

Reflexões ou filosofias não são apropriadas para o dia de hoje mas não me leve a mal, hoje é carnaval...

 

Janeth Pereira | Totem Comunicação.

 

 Relembre a marchinha:

Quanto riso, oh, quanta alegria!
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando
Pelo amor da Colombina
No meio da multidão

Foi bom te ver outra vez
Está fazendo um ano
Foi no carnaval que passou
Eu sou aquele Pierrô
Que te abraçou e te beijou, meu amor

Na mesma máscara negra
Que esconde o teu rosto
Eu quero matar a saudade

Vou beijar-te agora
Não me leve a mal
Hoje é carnaval

Vou beijar-te agora
Não me leve a mal
Hoje é carnaval

José Keti e Pereira Mattos

 

COM MONOBLOCO, EM 2010: